Post escrito um mês depois de terminar a biografia da Madame Curie…
Você já ouviu falar na Madame Curie, grande física, mãe do elemento rádio? Descobri na casa do Vitor uma biografia dela e resolvi ler, pra descobrir a pessoa por trás das experiências científicas. Adorei o livro. Devorei as suas 329 páginas em menos de um mês. A filha dela, Eva Curie, até que escreve bem! E a história dessa cientista é uma prova de amor à Ciência.
Aprendi muito lendo esse livro. E não só sobre o mundo científico. Aprendi sobre a vida nos tempos de guerra, sobre sofrer para ser grande.
Várias passagens desse livro mereciam ter sido anotadas, mas eu ainda não tenho esse costume. Preciso adquiri-lo, sinto falta das citações. Uma delas, sobre fé, é fantástica. Resolvi procurá-la e registrá-la aqui. Merece. “Reli” as páginas do livro umas 3 ou 4 vezes até encontrar!
“Pouco importa em que Deus um homem crê. É a fé, e não o Deus, que faz os milagres”.
Quem proferiu essa frase foi Henri Poincaré, outro importante físico, durante o enterro de Pierre Curie, marido de Madame Curie. Para Pierre, seu Deus era a Ciência, e foi a sua fé nela que o permitiu revolucioná-la ao lado de Madame Curie no final do século XIX.