Faz tempo que eu não compro livros para dar para mim mesma. O último não chegou a ser um presente – tive que comprar um tijolão de 882 páginas escrito por Galileu Galilei para um curso de Filosofia da Ciência na USP.
Agora, tenho um ótimo motivo para acabar com o jejum: acaba de ser lançada no Brasil uma nova biografia de Freddie Mercury. Escrito pelo jornalista e escritor francês Selim Rauer, o livro promete ir além do mito que liderava a mega banda de rock Queen, revelar falhas e segredos, e aprofundar dados da vida e da obra desse artista nascido em Zanzibar, na África, que passou a infância na Índia e levou o rock inglês ao topo.
Freddie influenciou sua geração e as que vieram depois. Quem quiser, acha traços de sua performance ou de sua forma de fazer rock em várias bandas contemporâneas nossas. Até em Lady GaGa você encontra semelhança – e quem já viu seus figurinos, percebe que vai um pouco além do empréstimo do nome.
A minha história de amor com Freddie Mercury e o Queen eu já contei em outro post, escrito logo depois que fui ao show da banda cover God Save The Queen (para ler, clique AQUI). Eu não sou tiete nem uma fissurada. Tenho só 1 CD original deles (o resto está no HD do meu notebook e em um ou outro CD gravado), uma fita VHS com clipes (que se estragou), um DVD roubado do meu tio e um recorte de jornal. Quando fiz uma busca sobre esse novo livro, me dei conta do tanto de coisa que já foi lançada sobre ele e a banda e eu nem fazia ideia.
Agora, quero tirar o atraso dos livros e do Queen. A biografia de Mercury será minha próxima aquisição (assim que o salário cair na conta…).
Freddie Mercury
Por Selim Rauer
819 páginas
Editora Planeta
R$39,90 na Saraiva ou na Fnac (mais barato do que na Cultura)