Quinta-feira passada, comprei a edição de dezembro da revista Planeta por causa da capa: “Sem Fé nem Deus”. É um assunto sobre o qual tenho pensado mais intensamente nos últimos anos e que tem ganhado mais espaço na mídia. Alguns dados citados e brevemente discutidos na matéria me surpreenderam e resolvi postar aqui, já que meu último post também teve a ver com o assunto. Vamos lá, à pergunta: você votaria num candidato negro? mulher? judeu? gay ou lésbica? ateu?
Pesquisa feita este ano pelo instituto Gallup, nos EUA, mostra que um candidato ateu teria menos chance de vitória: 49% das pessoas NÃO votaria em alguém que acredita que Deus não existe. Uma pesquisa semelhante foi feita no Brasil em 2007 pelo CNT/Sensus e o resultado: 59% dos entrevistados NÃO votariam num ateu. Eles também fizeram a comparação com um possível candidato negro, mulher ou homossexual.
Um outro dado brasileiro – uma pesquisa de 2008 sobre diversidade, feita pela Fundação Perseu Abramo – mostra que os ateus são os mais rejeitados (42%). A comparação foi bem heterogênea, trabalhando sempre com grupos estigmatizados, como usuários de drogas, ex-presidiários, prostitutas, homossexuais, e outros, incluindo a categoria “gente muito religiosa”.
Me surpreendi com esses resultados. Sinal de que as pessoas associam demais religião com moralidade. E que elas ainda não distinguem religiosidade de espiritualidade.
O que você acha?
Parabéns pelo seu tema e pelas suas pesquisas. Foi de grande valia também nas minhas palestras e acredito que todo o seu comentário levará a outras pessoas uma reflexão sobre aquilo que erradamente acreditamos e não interiorizamos a realidade: Religião. Deixamo claro na vida que somos pessoas ADESTRADAS para determinados pensamentos.
Muito bem nas suas colocações. Continue assim!