Minhas Folhas de Relva

percepções do cotidiano em letras livres

Chocotone perdido na memória 05/03/2013

Filed under: Comportamento,Cotidiano,Saúde — Aline Moraes @ 10:42 PM
Tags: , , , , , , ,

Vó e VôVó Glória ofereceu uma fatia de chocotone ao Vô Antônio hoje. Ele é diabético, então não pode exagerar. Comeu aquele único pedaço com tanto gosto, como se experimentasse pela primeira vez a sobremesa. Não era a primeira, claro. Vô Antônio já tem 80 anos. Já comeu esse bolo de Natal antes. Mas, para sua memória, era sim a estreia. Meu avô tem Alzheimer e se esqueceu do sabor do chocotone

Mamis me contou essa cena hoje, ao chegar do trabalho, com um timbre de tristeza na voz. Ela sofre muito com a condição que a idade tem imposto ao seu pai. Pai esse que foi sempre tão ativo, com a cabeça tão boa… Já eu, ao ouvir a história, reagi de forma diferente. Pensei na oportunidade que a perda da memória dá de vivermos novamente as coisas com a intensidade da primeira vez. Talvez uma forma de enxergar a doença de forma menos catastrófica. Mas, de fato, fiquei imaginando, com um sorriso, meu avô abocanhando e saboreando aquele pedaço como a coisa mais gostosa do mundo. Uma coisa nova. Não há nada na vida como a novidade. Pensei em como eu gostaria de viver algumas coisas de novo como se fosse a primeira vez… Que vovô possa, de alguma forma, aproveitar esses momentos.

Mas o sorriso dá lugar à expressão confusa da interrogação quando me ocorre: qual o valor da novidade sem a lembrança? As coisas só ganham sentido na memória.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s