Minhas Folhas de Relva

percepções do cotidiano em letras livres

Dicionário até os 12 06/06/2013

Filed under: Comportamento,Cotidiano,Cultura,Divã — Aline Moraes @ 11:55 PM
Tags: ,

O branco é uma cor que não pinta.
Céu é de onde sai o dia.
Guerra é gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz.
Igreja é onde a pessoa vai perdoar Deus.

Você daria essas definições às palavras “branco”, “céu”, “guerra” e “Igreja”? Não. Você certamente pensaria tanto antes de dar uma resposta que ela sairia chata e banal. Mas as crianças – por mais que eu não goste delas, em geral – têm essa capacidade linda de não racionalizar e, contudo, serem tão profundas, e captarem aquilo que não entendemos, ou que temos medo de entender. “Igreja é onde a pessoa vai perdoar Deus”, olha que definição fantástica!!!! Eu nunca pensaria nisso, nem você. Se faz sentido? Também não sei, mas que é interessante, é. Dá pra ganhar muito tempo pensando nisso… Perdoar Deus…

Essas e outras definições vieram de dez anos de trabalho de um professor colombiano, que começou a anotar as as repostas de seus alunos para as coisas mais banais, as quais, na visão dos adultos, nem precisam de definição. Mais do que ficar com vontade de ler o livro “Casa das Estrelas” – que foi relançado na última Feira do Livro de Bogotá, capital da Colômbia -, fiquei é a fim de sair por aí perguntando para um monte de criança um monte de definições. Felicidade seria minha cobaia. Quem sabe, assim, eu entenderia melhor o mundo dos adultos

Ah, a matéria da BBC sobre o livro: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130518_dicionario_criancas_colombia_aw_cc.shtml.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s