Minhas Folhas de Relva

percepções do cotidiano em letras livres

Portfólio 28/09/2009

Desde pequena quero ser jornalista. Lembro que, aos 7 ou 8 anos, costumava gravar programas para a “Rádio Bandeirantes” – um deles sobre um projeto para despoluir o Rio Tietê em definitivo! Entrei  no curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP em 2005 e, desde então, não dei uma notícia tão boa quanto a que eu imaginei anos atrás. Mas não perco a vontade e a esperança…

Já trabalhei na Agência USP de Notícias, na Assessoria de Imprensa do IPT (o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), na Editora Globo e na Editora Abril. Hoje, sou repórter da TV Brasil, a TV pública brasileira, no telejornal Repórter Brasil (TV, hein??? Quem diria!).

Sou recém formada e ainda estou no espírito de experimentar de tudo. Mas meu objetivo profissional de longo prazo é atuar com Divulgação Científica, em meios jornalísticos, institutos de pesquisa ou museus de Ciência.

* * *


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Editora Abril – Setembro de 2011 a Abril de 2012

Portal Casa.com.br (Núcleo de Casa & Construção): cobertura de eventos e produção de reportagens nas áreas de arquitetura, decoração, construção e mercado imobiliário.


Editora Globo – Fevereiro de 2009 a Junho de 2010


Revista Época:
durante 4 meses, trabalhei na editoria de Sociedade/Geral, com Celso Masson, era responsável pela seção Fala, Brasil da revista e escrevi matérias, principalmente, de turismo.

Especial Turismo – Viagens com causapublicado na Edição 597, Outubro de 2009

Lição durante as férias – uma advogada de São Paulo que realizou trabalho voluntário na Tanzânia
Extra: Mergulhe numa cultura estrangeira com trabalho voluntário – opções de intercâmbio cultural com voluntariado

O prazer de ir ao topo – fiquei com inveja ao fazer essa matéria com um empresário que quis fazer uma viagem diferente, com conteúdo, e escalou montanhas de gelo na Bolívia!

Dicas de férias para casais apaixonados – um especial “Vida Útil” com destinos bacanas de praia e de inverno e até a preços camaradas

Moda francesa estimula artesanato alagoano – conheça o projeto que aproveita meias sem par para criar moda com o toque das rendas tradicionais de Alagoas

Revista Crescer:
durante 3 meses, trabalhei atualizando o site da Crescer, cuidando do hotsite de literatura Cuca Bacana e fazendo matérias diversas sobre saúde e família. Tive a oportunidade de produzir uma reportagem para a revista, sobre adoção tardia.

E se seu filho já viesse “pronto”? – duas famílias contam como a adoção tardia pode, sim, dar certo! Publicada na Edição 195, Fevereiro de 2010.

Extra Adoção tardia: desafios e muito amor – entrevista com a psicóloga Marlizete Maldonado Vargas, autora do livro Adoção tardia – da família sonhada à família possível, Editora Casa do Psicólogo.


Revista Globo Rural:
durante os 4 primeiros meses de estágio, trabalhei atualizando o site da Globo Rural e produzindo matérias diversas sobre o campo e o meio ambiente. Nesse período, pude produzir uma reportagem para a revista sobre proteção ambiental e colaborei numa matéria sobre o Pacto da Mata Atlântica. De Janeiro a Junho/2010, voltei à revista, produzindo matérias sobre meio ambiente, agronegócios, Ciência & Tecnologia.

Menino de futuro – Projeto Cabra Escola garante ensino às crianças e gera renda a partir da caprinocultura, beneficiando 6.243 pessoas em 19 municípios do Semiárido baiano. Publicado na Edição 297, Julho de 2010. Disponível na versão impressa e para assinantes.

Polêmica na Amazônia – Ao mesmo tempo em que se multiplicam os esforços para monitorar as florestas tropicais, aumentam as discussões sobre a responsabilidade da pecuária nas emissões de gases de efeito estufa geradas pelo desmatamento. Publicado na Edição 292, Fevereiro de 2010. Disponível apenas na versão impressa.

Do laboratório para o campo – Como a Ciência pode ajudar a combater as doenças dos citros.

Os reis do santuário – conheça a história de Sílvia e Marcos Pompeu, que dedicam suas vidas a cuidar de leões, tigres e outros animais vítimas de maus tratos. Publicado na Edição 283, Maio de 2009

Repolho-roxo vira tinta – um grupo de alunos de Imperatriz (MA) desenvolveu uma tinta biodegradável colorida com pigmento de vegetais. O projeto foi apresentado na Febrace de 2009.


IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – Julho de 2007 a Janeiro de 2009
Atuei na Assessoria de Imprensa, atendendo jornalistas, cobrindo eventos, produzindo releases e matérias sobre as pesquisas científicas produzidas pelo Instituto.


Agência USP de Notícias – Fevereiro de 2006 a Junho de 2007
Trabalhei “garimpando” pautas nas diversas escolas, faculdades e institutos da USP para produzir matérias de divulgação científica. Muito do que eu escrevi foi publicado em sites e jornais de São Paulo, do interior e de outros estados, ou serviu de pauta para matérias publicadas em jornais de grande circulação, como Folha de S.Paulo, Estadão e Jornal da Tarde.


EXPERIÊNCIA ACADÊMICA


* De 2008 a 2009, eu recebi uma bolsa do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP para desenvolver um projeto de divulgação científica na Faculdade de Saúde Pública da USP, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Rogério Gallo e da Profa. Dra. Ângela B. Cuenca. A ideia do Projeto Audioteca é “traduzir” para uma linguagem mais acessível as informações sobre saúde pública produzidas pelos pesquisadores da FSP-USP, para que comunicadores populares possam usar esse material para produzir seus próprios programas e informar sua comunidade.

Acompanhada do técnico de som conhecido como Pardal e da bibliotecária Hálida Fernandes, produzi 100 arquivos sonoros, que estão disponíveis na base de dados da Biblioteca da FSP, junto com o resumo de cada trabalho. Estão disponíveis também na Biblioteca Virtual em Saúde Pública, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Se retomarmos o projeto (que está parado desde novembro de 2009 por falta de verba…), a ideia é criar um blog para facilitar o acesso aos programas em formato de áudio.

Em Setembro de 2009, apresentei o Projeto Audioteca no 1º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, promovido pela USP para apresentar os projetos realizados e premiar os melhores. Sob o título “Desenvolvimento de uma interface em áudio para a Biblioteca Virtual em Saúde Pública”, nosso projeto recebeu Menção Honrosa na área de Humanas!

* Em 2008, eu fui uma das estudantes de jornalismo selecionadas para participar do Projeto Repórter do FuturoDescobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter. O projeto é realizado pela Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes para formar jovens jornalistas na cobertura de temas caros à nossa cidade.

Durante o Projeto, participei da cobertura multimídia do 1º Fórum Nossa São Paulo e publiquei matérias sobre o evento no site do Movimento Nossa São Paulo e no blog do Projeto Repórter do Futuro:
Juventude paulistana em foco
Visão jovem – e polêmica – sobre a saúde
Todos os temas desembocam na saúde
Saúde equipada, cidade saudável
“Mapas verdes”: uma visão mais sustentável da cidade

Anúncios