Minhas Folhas de Relva

percepções do cotidiano em letras livres

Reencontrando os Smurfs 24/10/2011

Filed under: Cotidiano,Cultura,Viagens — Aline Moraes @ 3:28 AM
Tags: , , , , ,

Meu Papai Smurf de pelúcia aproveitando que saiu dos quadrinhos pra saborear uma breja belga😉

Os homenzinhos azuis, que têm “duas maçãs” de altura, fizeram parte da minha infância. Mas eu pouco lembrava dos Smurfs. Sabia a música tema, o nome de alguns deles e conhecia a voz do Papai Smurf. Gargamel era um nome conhecido, mas não me recordava do gatinho companheiro dele. Refresquei a memória nesse sábado, quando,  finalmente, assisti ao filme dos Smurfs, que estreou esse ano.

Além das risadas e do divertimento fácil, fica sempre aquela “moral da história”. Também não me lembrava de que cada Smurf era chamado pela qualidade que o tornava único. Pintor, cozinheiro, músico, cientista… tem até jornalista! Peyo criou um bichinho pra cada ofício, cada talento, e até para as nossas “falhas”. Na verdade, ele também trabalha com estigmas, aquilo que os outros veem em você, que te marca para sempre e não deixa ver outras qualidades. Assim é o “Desastrado”, reconhecido pra sempre por esse “defeito”, deixando de lado o fato de que ele é o mais amoroso e determinado smurf de todos os cogumelos gigantes do mundo!

Tá, é uma liçãozinha de moral clichê, das mais básicas, como em todo o desenho animado. Mas, se ainda mexe com as pessoas, é porque esquecemos do mais simples e esses filminhos, se não nos fazem mais cultos, ao menos acabam nos relembrando desses pequenos valores.  E é sempre bom ter em mente que, entre seis bilhões de “smurfs”, cada um tem algo especial a oferecer e um papel a cumprir. E a gente só descobre de verdade quando tenta, experimenta, se arrisca e acredita. Cada criação, cada descoberta – seja uma ideia para um desenho animado, como a de Peyo, ou a noção de quem você é e a que veio – é um ato de coragem.

Em Bruxelas, na Bélgica, conhecemos o Museu dos Quadrinhos e lá estão alguns desenhos e moldes originais feitos por Peyo, o criador dos Smurfs - ou melhor, Les Schtroumpfs, no original em Francês. Uma visita muito divertida!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s