Minhas Folhas de Relva

percepções do cotidiano em letras livres

Brejas premiadas WBA 2012 23/12/2012

Filed under: Cervejas — Aline Moraes @ 3:59 PM
Tags: , ,

Os últimos posts foram muito introspectivos… Então, em véspera de feriado (eu vou trabalhar, mas ok), vamos falar de coisa boa, vamos falar da Tekpix! Ooops, melhor… de Bierland, de Bamberg, de Baden Baden… A notícia é de Setembro, mas eu só vi hoje, então faz de conta que é coisa super quente, ok?!

Desde 2007, as melhores cervejas do mundo são premiadas no WBA – World Beer Awards! Claro que essa ideia surgiu em UK, o mesmo país que é Rei das Ales, que criou a CAMRA – Campaign For Real Ale, que publica uma revistinha distribuída nos Pubs só sobre Ales e que até estampou a capa de uma das edições com o Mayor de Londres, Boris Johnson!

Bierland ViennaDando uma olhada nas vencedoras da edição 2012, vi que uma delas está na minha coleção! É a Bierland Vienna, breja tipo Lager / estilo Amber que é produzida em Blumenau, SC. A minha garrafa veio de Brasília, onde conheci o rótulo. Aliás, eu bebi uma cerveja duplamente premiada: Melhor Amber das Américas e Melhor Amber do Mundo! Poxa, achei incrível já ter experimentado, antes de sair o resultado, uma breja BRASILEIRA tão bem cotada mundo afora! Ela tem uma cor meio âmbar, meio avermelhada. Garante amargor no final, mas é um pouco adocicada também por causa do malte. O melhor são as notas florais e cítricas no aroma (combinação que eu adoro!).

Outras brasileiras também ganharam o selo dourado do WBA!
Categoria Fruit Beer (das Américas) – Baden Baden Golden Ale
Categoria Bock (das Américas) – Baden Baden Bock
Categoria Dark Lager  (das Américas e do Mundo) – Bamberg Schwarzbier (essa eu também tenho, vinda do curso de Degustação do Brejas, mas como não curto cerveja escura, não levei muito em consideração…rs)
Categoria Bavarian Hefeweiss (das Américas) – Bierland Weizenbier

Melhor breja WBA 2012Existem oito categorias no prêmio e, em cada uma delas, vários estilos. Portanto, é bastante cerveja, não vou listar todas aqui. Mas vale a pena, ao menos, destacar a melhor breja de todas, segundo o WBA: a Deschutes Red Chair NWPA. É uma americana estilo Pale Ale. Esse tipo de Ale, mais amargo, não é dos meus preferidos. Mas, pela descrição que o WBA faz, deu muuuuuuita vontade de provar! Veja só: “Big nose, full of complex floral hops, citrus and berry notes. Juicy malts and hop resins build in the mouth, playing nicely with each other with a hint of orange zest throughout. Good carbonation. Well balanced and harmonious, all notes stick around from beginning to the lovely, long, bitter end.” Até casca de laranja tem! Hummmm…. Vou ver se encontro nos empórios da vida…

Melhor rótulo WBA 2012Ah, outra coisa legal: esta é a primeira edição do prêmio que inclui a categoria “Melhor Rótulo”. O vencedor foi de uma cervejaria canadense, e mostra um padre segurando um capeta… Que coisa, não? Bom, é um rótulo que conta uma historinha, instigante, ao menos. Sem dúvida, uma das coisas que eu mais acho legal nas cervejas gourmet é a criatividade para criar rótulos! Isso você não encontra nos vinhos, babe😉

 

One Response to “Brejas premiadas WBA 2012”

  1. Aline Moraes Says:

    Seleção de brejas para degustar em 2013:

    Bogotá Beer Company Cajica Miel – colombiana, de mel. [Sabores]
    Samuel Adams Thirteenth Hour – americana, quero pela garrafa. [Sabores]
    Waldhaus Spezial Gold – alemã, a melhor lager do mundo em 2012. Estilo Dortmunder.
    Ölgerðin Egill Skallagrímsson Bríó – islandesa (!!!), melhor Pilsner do mundo em 2012.
    Cerveceria Centro Americana, S.A Famosa – guatemalteca, melhor Pilsner das Américas em 2012.
    Weihenstephaner Vitus – também alemã, melhor wheat beer do mundo em 2012. Estilo Strong
    Unibroue Blanche De Chambly – canadense, melhor Belgian Style Witbier 2012. Adooooro Witbier!
    Konishi Snow Blanche – japonesa, melhor Witbier da Ásia em 2012. Bom, é japonesa. Preciso ter uma japonesa em casa!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s